Atividades culturais durante as férias!

As férias escolares são um ótimo período para passar mais tempo com os nossos filhos crianças e adolescentes, já que durante o ano letivo, grande parte de suas rotinas ficam ocupadas com estudos. O que não falta em grande parte das cidades são atividades culturais durante as férias que promovem diversão para toda a família.

A infância e a adolescência são os períodos da vida de um ser humano onde há muita energia para gastar e, durante as férias escolares, essa realidade não é diferente.

Pensando nisso, o nosso blog trouxe a você alguns exemplos de atividades culturais para fazermos com nossos filhos durante o período de folga do ano letivo. São atividades que, além de divertir a garotada, também vão contribuir muito para o aprendizado deles.

Atividades culturais durante as férias

Confira abaixo quais as melhores ações educativas e de diversão para crianças e adolescentes fora do período letivo.

Ir ao cinema

Tente achar alguma criança ou adolescente que não goste de ir ao cinema e, provavelmente, não encontrará. A sétima arte proporciona aos nossos pequenos e já grandinhos uma mescla inigualável de sensações visuais e auditivas.

São vários filmes recheados de efeitos especiais de luz e som e que podem estimular o aprendizado da garotada. Além disso, esta também pode ser uma diversão para os pais, não é mesmo?

Sair para viajar

Já dizia Santo Agostinho que “o mundo é como um livro e, quem não viaja, lê somente a primeira página”.

A célebre frase deste grande filósofo da história da humanidade retrata bem a importância que uma viagem tem na vida de uma pessoa, ainda mais quando se está em períodos de descoberta como a infância e a adolescência.

E não é preciso ir muito longe para ter essa sensação com seus filhos, não. Nosso país é repleto de atrações turísticas que impressionam crianças e adolescentes, contribuindo muito para seus desenvolvimentos como seres humanos.

Conhecer um Museu

Os Museus são fascinantes em qualquer época e idade, portanto, eles se tornam uma excelente opção para quem deseja levar os filhos a um lugar divertido e, ao mesmo tempo, estimular o seu aprendizado.

Os museus levarão seu filho a viajar pela história, vislumbrar o futuro e se encontrar no presente. Se na sua cidade tiver um museu, considere levar os seus pequenos para uma visita cultural.

Passear no parque

Aqui, mais do que nunca, temos a necessidade incessante de que nossos filhos gastem o máximo de energia que possam para poder ter uma boa noite de sono, sem gastar horas intermináveis em dispositivos eletrônicos.

Se, durante os três últimos anos, fomos obrigados a ficar confinados dentro de casa por conta da pandemia, nada melhor do que aproveitar a liberdade que temos hoje e passear no parque com quem tanto amamos.

Aliás, a conexão com a natureza pode ser algo muito positivo para o desenvolvimento cognitivo de nossos filhos, o que é muito importante a se considerar.

Férias escolares não são sinônimo de ócio, muito pelo contrário. Elas devem ser aproveitadas rigorosamente como um período de diversão em família. Tente tirar um período de descanso do trabalho que coincida com o do resto da família e verá a diferença que isso fará dentro do ambiente familiar.

Gostou do nosso conteúdo sobre atividades culturais durante as férias? Fique sempre atento(a) em nossa página, estamos constantemente trazendo conteúdos para pais e mães que desejam aproximar-se cada vez mais de sua garotada.