Educação 5.0: o que é e como funciona na prática?

Atualmente, percebemos que a educação 5.0 está em evidência por conta da TIC educação, com a pandemia houve um avanço ainda maior dos recursos tecnológicos, por isso, para que as escolas particulares possam se manter competitivas, é necessário investir em boa gestão educacional.

O que significa a educação 5.0?

A transformação digital já é uma realidade em muitas instituições e não apenas no ambiente escolar, atualmente a inteligência artificial, internet das coisas, processamento de dados já fazem parte do dia a dia da vida de muitos brasileiros.

Com a pandemia, muitas instituições de ensino tiveram que se adaptar com as aulas online, a educação 5.0 também proporciona o desenvolvimento de seres humanos inteligentes emocionalmente, através dos conhecimentos digitais, temos a missão de ajudar a desenvolver as habilidades humanas e socioemocionais.

Existe diferenças entre 4.0 e a 5.0?

Na educação 4.0 tratamos das seguintes tecnologias: internet das coisas (IoT), inteligência artificial, machine learning, gamificação, aqui o ensino é promovido com mais rapidez e precisão, a missão mais importante nesta versão era de unir a educação com as evoluções tecnológicas.

Na versão 5.0, há uma evolução ao processo anterior, há uma aprendizagem mais humanizada, devido à comunicação que foi introduzida na versão anterior, dessa forma, será possível criar programas e materiais que ajudem a desenvolver habilidades sociais e emocionais.

Quais são seus principais benefícios?

Além de facilitar a organização das aulas e torná-las mais interativas, a educação 5.0 traz muitos benefícios para várias instituições de ensino, com a ajuda dos recursos tecnológicos podemos desenvolver as seguintes competências:

• Trabalho colaborativo;

• Ajuda a trabalhar o relacionamento interpessoal, aceitando com mais facilidade as diferenças de comportamento;

• Incentivar a criatividade;

• Gestão de conflitos;

• Melhorar a comunicação interna entre alunos e professores.

É importante que os professores incentivem o trabalho em equipe, pois será necessário para o mercado de trabalho no futuro, a tecnologia pode proporcionar esta interação de maneira inteligente e menos cansativa.

Como incentivar a tecnologia na educação?

A tecnologia deve atuar em favor da sociedade, garantindo com isso, um maior bem-estar, ajudando a reduzir os impactos negativos na natureza, para aplicar corretamente a educação 5.0, é necessário seguir os passos abaixo:

• Escolha os melhores softwares de gestão educacional;

• Ofereça treinamento aos professores;

• Estabeleça programas para trabalhar com o desenvolvimento de soft skills e hard skills.

Se necessário, peça ajuda de uma consultoria externa para a implantação de novas tecnologias, não deixe de acompanhar o desenvolvimento do mercado e visite feiras e eventos que estejam relacionados ao setor.

A tecnologia também pode ajudar a melhorar a saúde financeira de sua instituição, pois proporciona uma boa economia de tempo e dinheiro na hora de captar, processar e analisar dados.

Vem conhecer nossos recursos tecnológicos

Portanto, nossa equipe de professores está em constante atualização profissional, para que possamos aplicar a educação 5.0 em toda a nossa estrutura, a tecnologia é importante para o ensino pois ajuda a encontrar soluções para os problemas de forma mais fácil.