Melhores atividades para estimular a escrita!

Identificar atividades para estimular a escrita ajuda o aluno a desenvolver a leitura, identificar padrões linguísticos e a melhorar o processo de escolha de vocabulários adequados para escrever uma carta, responder aos questionários e a desenvolver uma redação.

Aprender a ler e escrever abrange diferentes competências que a criança poderá abstrair e amadurecer conforme exercita sabendo diferenciar a noção espacial de direção (esquerda ou direita), o equilíbrio da motricidade fina dedicada à capacidade de usar um lápis e a identificação de códigos numéricos e alfabéticos.

Neste artigo apresentamos dicas fundamentais para incentivar esse tipo de desenvolvimento em casa e na escola.

Atividades para estimular a escrita

O processo de desenvolvimento da leitura e da escrita começa antes da criança conseguir sistematizar imagens e ideias no papel, podendo explorar o mundo ao seu redor de maneira dinâmica, com criatividade e sensibilidade.

Envolve o processo de formação de palavras, reconhecimento das sílabas e capacidade de escrever nomes de modo lógico e criativo. Todo esse processo, além da leitura comum, pode ser incentivado com a ajuda de atividades estimulantes.

Veja a seguir as principais ideias que podem de fato estimular a criança e o adolescente nesse processo.

1 – Realize um joguinho de bingo em família

Ao realizar jogos em casa, a criança já começa a identificar letras e números com mais facilidade. Importante ressaltar que o jogo é divertido contando com cartões coloridos contendo sílabas, e um sorteio das sílabas para a criança escolher e formar palavras.

2 – Faça a dinâmica de nomes

Nessa atividade é indicado selecionar um papel com o nome de palavras que fazem parte do dia a dia de uma criança, e aos poucos peça para a criança soletrar as letras ou sílabas de cada nome de cada vez.

Depois de falar uma palavra, peça para a criança indicar o objeto a ser identificado pela palavra.

3 – O jogo de letras

Através desse jogo sorteia uma letra do alfabeto e peça para cada participante escrever nomes de cores, objetos, frutas e até de nomes próprios para ampliar desse modo a formação de vocabulário.

É um tipo de atividade que incentiva a memorização de palavras e a fortalecer a associação das palavras com os objetos.

4 – Escrita na areia

Seja no parque, na praia ou na escola é super indicado incentivar as crianças a escrever na areia, podendo escrever na areia com dedos, palitos ou outros tipos de objetos.

5 – Incentive a escrever uma historinha

Ao aprender a escrever, incentive a criança a criar historinhas sobre diferentes tipos de assuntos. Com o tempo, essa prática ajudará a criar frases mais completas.

Neste artigo apresentamos dicas que colaboram para o desenvolvimento mental e motor da criança para escrever melhor. As atividades para estimular a escrita são importantes a serem realizadas em casa e na escola.

É importante que a criança tenha cadernos e papéis de sobra em casa para poder escrever sempre que quiser no momento certo e se sentir estimulada para esse tipo de atividade.