O Que é e como funciona o "Projeto de vida" no ensino médio?

O Projeto de Vida no Ensino Médio tem como principal objetivo orientar o estudante a fazer escolhas em seu processo de aprendizado, na profissão e na vida em geral.

É um desafio para professores e pais orientar o jovem na definição de seu projeto conforme o plano de futuro profissional e pessoal.

Para saber se o aluno está preparado ou não, apresentamos a seguir, o conceito desse tipo de plano de vida e como pode ser orientado em sua realização.

O que é o Projeto de Vida no Ensino Médio?

Trata-se de uma atividade pedagógica cuja realização é obrigatória no currículo do ensino médio (antigo segundo grau).

Tem como principal objetivo incentivar o autoconhecimento e orientar o aluno a direcionar melhor seus estudos conforme a sua visão de vida e objetivos.

É indicado que as atividades referentes a esse tipo de projeto sejam implementadas em todos os anos do ensino médio, incluindo com a realização de aulas semanais.

A reforma do ensino médio no Brasil

Sabemos que essa matéria possui cunho orientador e começou a ser implementada nas escolas a partir da reforma do ensino médio brasileiro em 2018.

Porém, cada instituição de ensino tem a liberdade para decidir como colocará em prática. 

A escola poderá criar uma disciplina de projeto específica a ser inserida na grade do currículo, com a condição de trabalhar o projeto de vida a partir do protagonismo do jovem na escola.

Principais objetivos

O atual BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é o documento que apresenta conteúdo e habilidades a serem desenvolvidas na escola, prevendo o projeto de vida como um dos principais meios para o estudante exercer sua cidadania.

Os três pilares

Esse projeto lida com três pilares principais, como explicamos a seguir:

1 – Pessoal: Incentiva o indivíduo a lidar com os próprios sentimentos, a enxergar os seus limites e descobrir sua real identidade no mundo.

2 – Social: Orienta o aluno a compreender a sua relação com a família, amigos e colegas e saber e conviver em comunidade;

3 – Profissional: Estimula o jovem a identificar em seu aprendizado o conteúdo que poderá ajudá-lo a se tornar mais apto para fazer uma faculdade, curso técnico e a pensar em uma carreira melhor no futuro.

Professores

Atualmente, as escolas possuem autonomia para selecionar um professor em qualquer área de formação para ministrar as aulas e apresentar o desenvolvimento dessa matéria.

Conclusão


Portanto, o projeto de vida no ensino médio intensifica o indivíduo a enxergar o seus planejamentos para uma vida pessoal, social e profissional de forma mais consolidada e realista.

Não se trata apenas de uma lista de sonhos a serem realizados, mas permitir enxergar como se desenvolver como cidadão e profissional em sua sociedade.

A escola, por sua vez, deve incentivar o aluno a se interessar por esse plano de vida como forma de perceber a importância de seu desenvolvimento em relação ao aprendizado.

Converse Conosco no WhatsApp