É possível trabalhar no Ensino Médio e estudar ao mesmo tempo?
Os programas de jovem aprendiz também podem ajudar no desenvolvimento profissional, por isso, muitos jovens decidem trabalhar no Ensino Médio, apresentaremos a seguir, se o trabalho pode ou não afetar os estudos, se você está no ensino médio e pretende trabalhar, então acompanhe este artigo até o fim.
Benefícios de programas como o jovem aprendiz
Contratar um jovem aprendiz pode trazer muitos benefícios para as empresas e para o próprio jovem que já pode iniciar a sua jornada no ambiente de trabalho, veja abaixo, alguns desses benefícios:
1º Estar em dia com a Lei da Aprendizagem
Uma empresa que contrata jovens entre 14 a 24 anos, está em dia com a Lei n. 10.097/2000, os adolescentes podem ter contato com o ambiente de trabalho sem perder o vínculo escolar, existem instituições inovadoras que intermediam as contratações com as empresas.
2º Responsabilidade social e empresarial
Estas iniciativas promovem uma gestão sustentável e socialmente responsável, pois o jovem aprendiz na maioria dos casos pode estar em situação de vulnerabilidade social, dessa forma, a empresa pode ajudá-lo(a) para que ele possa ter uma oportunidade de trabalho.
3º Criar projetos inovadores
Os jovens podem ajudar na criação de projetos inovadores que envolvem tecnologia, já que possuem mais familiaridade com internet e equipamentos mais modernos.
Trabalhar no Ensino Médio pode atrapalhar?
É importante ficar atento, afinal sabemos que trabalhar no ensino médio pode diminuir seu desempenho no decorrer do ano, é necessário que haja muito empenho, quem trabalha e estuda começa a jornada diária antes das 6h da manhã.
Não esqueça de cuidar da sua saúde, tenha uma alimentação equilibrada e evite a tela do celular antes de dormir, para quem trabalha e estuda, os cursos na modalidade flex ou 100% EAD podem ser favoráveis para a sua rotina, principalmente se você reside muito longe da escola ou faculdade.
Cronograma para trabalhar no ensino médio
Se você já trabalha e faz ensino médio, saiba que algumas dicas podem ajudá-lo(a) a montar um cronograma com base na sua realidade atual, confira algumas dicas:
1º Estabeleça um horário de estudos
Procure cumprir um número de horas que fazem parte do ciclo de 10h, 12h, 20h, 24h, é necessário levar em consideração a quantidade de matérias a serem estudadas.
2º Organize os horários das matérias
De acordo com a sua rotina, você poderá definir uma quantidade de horas da seguinte forma:
Contabilidade: 2h;
Português: 1,5h;
Raciocínio lógico: 2h.
3º Feche o ciclo
Para não perder o foco, somente comece a estudar outra matéria quando você finalizar a outra, marque um x na matéria para saber que a mesma já foi revisada.
Quando devemos pedir ajuda?
Se você está se sentindo sobrecarregado(a) é hora de solicitar ajuda, alguns recursos como o mapa mental e a tecnologia podem ajudar, para quem está necessitando revisar alguma matéria, pode ser conveniente participar de rodas de apoio.
Muitas escolas costumam oferecer este tipo de apoio aos estudantes, principalmente no período de ENEM e nas provas de final de ano.
Fale com a nossa equipe pedagógica!
Nós do Colégio Lebiste oferecemos total apoio aos estudantes que devem trabalhar no ensino médio, temos uma equipe formada por psicólogos e pedagogos que podem identificar qual matéria está sobrecarregando a sua rotina.
Portanto, agende já uma conversa com a nossa equipe, conheça nossa estrutura pessoalmente. Aguardamos a sua matrícula!