5 Dicas simples para montar um Cronograma de estudos

Sabia que uma das melhores formas de ser produtivo é saber montar um cronograma de estudos? Conciliar a vida pessoal com a de estudante nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, a quantidade de disciplinas que precisam ser estudadas é bem considerável, mas mesmo assim o estudante precisa ter um tempo para si. 

Caso contrário, mesmo que estude muito, a mente não conseguirá absorver toda aquela informação e muita coisa será esquecida em pouco tempo. Sem falar que a saúde também pode ser afetada com uma rotina de estudo muito pesada e sem ter os devidos cuidados com a mente e o corpo. 

É por esse motivo que a montagem do cronograma de estudos pode fazer toda a diferença. Com esse método simples é possível unir satisfatoriamente a vida estudantil com a vida pessoal e obter ótimos resultados.

Como montar um cronograma de estudos

Para ter produtividade é preciso ter uma organização de tudo aquilo que se tem para fazer. É por essa razão que montar um cronograma de estudos é tão importante, pois vai permitir ter todo um planejamento de todas as tarefas que precisam ser cumpridas. 

Para isso, é preciso seguir algumas dicas excepcionais:

1 - Organização do tempo

O primeiro passo para a montagem do cronograma é organizar o tempo. Quantas horas o estudante possui por dia para estudar? Para isso, é preciso levar em consideração o tempo que destina a realização de outras atividades como realização de cursos, trabalho e até o tempo de lazer e descanso. 

Após verificar o tempo que é dedicado diariamente a realização de cada coisa é que se pode planejar toda a rotina de estudos. Se quiser, pode fazer a anotação dessas informações em uma planilha do Excel, Trello ou até um caderno.

2 - Divisão das matérias

Para que o planejamento dos estudos seja feito de forma a ter mais produtividade é preciso separar as disciplinas e anotar quais os conteúdos e temas que serão estudados. 

Isso vai permitir colocar tais informações no cronograma de estudos de forma muito mais estruturada e que vai facilitar a compreensão da disciplina.

3 - Prioridades

Há alguma disciplina que é preciso dar prioridade por ter mais dificuldade para aprender? Então ela deve ser considerada uma prioridade e precisa ter uma presença maior no cronograma de estudos. 

Após definir os conteúdos e as prioridades é preciso organizar o cronograma. Ele pode ser iniciado com as matérias que devem ser estudadas diariamente e suas respectivas tarefas como exercício ou revisão da disciplina, por exemplo.

4 - Definição das metas

Criar um cronograma de estudos bem estruturado vai ajudar na manutenção da rotina. Mas isso não é tudo, pois as tentações podem surgir para tirar a atenção do estudante. 

É por esse motivo que vale muito a pena definir as metas que deseja alcançar com esse cronograma. Tais metas podem ser de curto, médio e até de longo prazo, pois o que importa é não perder o foco nos estudos.

5 - Atualização no cronograma


Não basta montar um cronograma de estudos e deixá-lo naquele mesmo formato até o fim. Para que o estudante tenha um bom desempenho e realmente tenha ótimos resultados é preciso fazer a atualização e a revisão do planejamento feito. 

ode acontecer de alguns conteúdos mais complicados serem iniciados em algumas disciplinas e o estudante ter mais dificuldade para aprender. Nesse caso, é preciso dar prioridade a tais conteúdos e tirar da prioridade aquelas disciplinas que já conseguiu atingir as metas. 

Essa atualização e revisão deve ser feita ao longo do ano após montar o cronograma de estudos. Assim, o estudante terá uma melhor produtividade e terá chances reais de atingir as metas pré-estabelecidas por ele.

Colégio Lebiste trabalha diariamente para que nossos alunos possam ter os melhores resultados durante a sua jornada escolar e, diante disso, nossos profissionais estão á disposição para auxiliar os nossos alunos a montar um cronograma de estudos efetivo, conte conosco!

Converse Conosco no WhatsApp