5 dicas para o último ano do Ensino Médio

O último ano do Ensino Médio não é fácil, afinal, novos horizontes se apresentam para o jovem e é preciso tomar algumas decisões importantes. A pressão é enorme para muitos estudantes que estão finalizando o ensino médio.

Aprender o máximo de conteúdo possível para ter um rendimento no Enem, decidir se vai entrar em uma faculdade, escolher um curso superior ou buscar por um emprego. Esses são apenas alguns questionamentos que surgem nessa fase da vida e que precisam de uma resposta.

Para tornar esse momento menos complicado, separamos 5 dicas muito importantes para quem está no último ano do Ensino Médio. Vamos conferir?

Último ano do Ensino Médio: dicas especiais

Para alguns estudantes é um sonho cursar determinado curso superior, ingressar em tal carreira. Muitos decidem seguir os passos de alguém da família, pois se identifica com a área. Mas qual a melhor forma de obter o máximo de aprendizado no fim do Ensino Médio para conseguir alcançar o objetivo desejado? Veja 5 dicas a seguir!

Organização

É fundamental se organizar para conseguir ter um bom rendimento nos estudos. Para isso, você deve prestar atenção na sua rotina e nas necessidades que possui. A partir daí se torna muito mais fácil dividir seu tempo e seguir o planejamento de estudos.

Tire algumas horas do dia para as aulas e faça estudos individuais, mas organize seu horário para fazer atividades que não estejam relacionadas com isso. Afinal, você também precisa descansar um pouco a mente para conseguir absorver tanto conteúdo. Não se esqueça de deixar os materiais de estudo bem organizados também.

Forma de estudar

Qual a forma de estudar que é mais eficaz com você: estudo presencial, em grupo ou online? Veja qual das opções é mais interessante e que você aprende muito mais e se organize para realizar a forma de estudo escolhida.

Quando estiver em sala de aula aproveite ao máximo para tirar dúvidas que possua, preste atenção no que o professor está explicando. Isso vai te ajudar no momento de fazer a revisão em casa.

Revisões

Não é porque a prova do Enem ainda está distante que as revisões não se fazem necessárias, muito pelo contrário. É importante garantir que aquilo que foi estudado não será esquecido e as revisões ajudam nesse sentido. Separe um momento da semana para fazer a revisão daquele conteúdo estudado.

Durante o mês, tire uma semana para revisar tudo o que foi estudado naquele período. Isso vai fazer com que as informações fiquem mais "fresquinhas" na mente e as chances de esquecer se tornam muito pequenas. Fazer resumos enquanto estuda os conteúdos é de grande ajuda principalmente na hora de revisar.

Qualidade dos materiais

Você prefere estudar por livros? Busque por aqueles que possuam uma boa didática. Prefere estudar através de vídeos? Opte por professores que tenham uma boa dicção e que expliquem o conteúdo de forma clara e objetiva. A qualidade dos conteúdos que você absorve é essencial para conseguir ter um bom rendimento e absorção do conteúdo.

Tire um tempo para o lazer

No último ano do Ensino Médio, a responsabilidade e o peso de cada tomada de decisão são enormes. Se organizar para ter um ótimo aprendizado nesse período para adquirir ótimos conhecimentos é essencial, mas isso não quer dizer que o lazer deve ser deixado de lado. Tire um tempo para se divertir e relaxar sempre que possível.