Como Ocupar os Jovens com coisas interessantes durantes as Férias?

O período de férias está aí para fazer a alegria da criançada. Nesse momento eles aproveitam para se divertir sem preocupação já que não possuem aquela obrigatoriedade de estudar e se preparar para as provas. Mas os pais se preocupam quanto as atividades nas férias que devem passar para os filhos.

Afinal, não é porque eles não estão indo à escola que devem deixar de lado a aquisição de conhecimento. Sabe o que é mais interessante? Eles podem aprender enquanto se divertem e na maioria das vezes nem vão perceber que isso está acontecendo. Que tal vermos algumas atividades que podem ser utilizadas nesse período de descanso?

Atividades nas férias com coisas interessantes é possível?

Existem várias atividades que podem ser adotadas durante o período de férias escolar pelos pais. Assim, toda a família pode ficar junta e aprender, tudo ao mesmo tempo. O melhor é que em muitas dessas atividades os jovens nem perceberão que estão descobrindo coisas novas que irão ajudar tanto na formação pessoal quanto na profissional.

Dias temáticos

Esta é uma ótima ideia, pois durante a semana você pode realizar o dia temático 2 ou 3 vezes. Pode-se escolher por um animal, cor, pirata, cientista ou o que mais desejar. Realize atividades que sejam condizentes com o tema ou peça para que pesquisem sobre o mesmo

e façam uma apresentação a noite para a família.

Construir estação meteorológica

A questão climática está cada vez mais em pauta e tem chamado a atenção até dos mais jovens. Que tal aproveitar esse interesse para observar alguns pontos do clima. Com uma estação meteorológica isso é possível.

Você pode utilizar um pluviômetro, barômetro e cata-vento para detectar os sinais do clima. Afinal, muitas vezes nem os percebemos nem nos damos conta que eles existem.

Pista de obstáculos

Esta é uma das atividades nas férias que mais chamará a atenção dos jovens. Afinal, quem não gostaria de brincar em uma pista de obstáculos para ver quem o percorre em menos tempo e com poucos erros? Vale a pena fazer uma montanha de almofadas, enfileirar as cadeiras e fazer um caminho com panelas para que sejam desviadas.

Desmanchar equipamento eletrônico velho

Sabe aquele rádio que ninguém usa mais ou aquele computador que está jogando em um canto da casa? Eles podem ser aproveitados no período de férias pelos seus filhos. Deixe que eles sejam desmontados para que conheçam seu interior e entendam um pouco mais do seu funcionamento.

Utilize o próprio corpo

Conhecer o próprio corpo é fundamental para o aprendizado. Então que tal utilizá-lo para fazer arte? Vale a pena desenhar o corpo todo em uma cartolina ou apenas uma parte como os braços as mãos ou os pés, por exemplo. Os pais podem participar dessa brincadeira e assim ajudar as crianças a terem uma noção do que é grande e pequeno.

Tarde com jogos musicais

Adivinhar qual é a música através de pistas, cantar músicas folclóricas e  versinhos são apenas algumas das brincadeiras que podem ser usadas em uma tarde com jogos musicais. Com certeza esta será uma das atividades nas férias que mais agradará os jovens.

Divirta-se com seus filhos enquanto eles aprendem!

Existem várias atividades nas férias que podem ser realizadas. Além delas aproximarem a família ainda carão diversos ensinamentos aos jovens.

Ter mais dicas valiosas como essas? Aqui você encontra diversos conteúdos muito interessantes para a educação dos seus filhos.